CARTOGRAFIA E OS MAPAS - 1º bimestre


A cartografia e os mapas:
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Cartografia é definida como: "A arte do levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza.”.
Enquanto a geografia busca explicar as diferenças espaciais e levantar discussões sobre as mesmas, a função principal da Cartografia é representar alguns “pedaços” da realidade através de alguns parâmetros de generalização e simbolização, os quais são organizados e padronizados dando forma às “caricaturas” gráficas do mundo real, os mapas.
As contribuições da cartografia estão muito presentes no nosso dia a dia. É comum consultarmos portais, como Google Maps, ou mapas impressos, para nos localizar, para traçarmos um caminho, para visualizarmos as redondezas de onde estamos, etc. Vejas as figuras abaixo. A geografia, nesse contexto, tem na produção cartográfica mais um recurso para a interpretação dos padrões espaciais de organização socioambiental.
Os mapas consistem na projeção de uma dada extensão da superfície terrestre em um plano horizontal, uma folha de papel ou no computador. Os detalhes representados nos mapas podem ser: naturais (rios, mares, lagos, montanhas, serras, etc.) e artificiais (represas, estradas, pontes, montanhas, serras, etc.).
Há também uma vertente da Cartografia Temática, que tem como preocupação básica a elaboração e o uso dos mapeamentos temáticos, abrangendo a coleta, a análise, a interpretação e a representação das informações de tabelas sobre uma carta base. Na simbolização de eventos mapeados, há preocupação com noções de hierarquia, diferenciação qualitativa e diferenciação
O tema proposto pelo professor na sala de aula:
Primeiramente vimos as projeções e as tecnologias aplicadas na cartografia e o segundo passo, ele pediu para que os alunos identificassem os pontos do trajeto de casa até a escola e em seguida fizesse um croqui deste trajeto, para se basear melhor sobre os caminhos  ele pediu para que exploracemos o Google Maps ou o Google Earth.
O sexto passo ele pediu para que nós resolvermos as atividades propostas que o mesmo elaborou  e o sétimo era para criar um blog,onde deveria descrever todo o trabalho  executado nas aulas.

Comentários